segunda-feira, 28 de abril de 2014

Somos todos macacos


"Somos todos macacos", disse o jogador Neymar, fazendo coro aos protestos contra o racismo no futebol. Eu diria mais: esse movimento é contra o racismo e ponto, no futebol ou fora dele.
Mas me chama atenção o objeto favorito dos racistas para arremessar ao campo: uma banana!!!
Pois bem! Então... o que dizer? É irônico demais!
Começarei o papo parabenizando a atitude do jogador Daniel Alves que, ao ser vítima de racismo em um jogo nesse domingo (27/04/2014), ele comeu a banana antes de bater o escanteio. Atitude irônica que deixa claro uma questão importante: banana é alimento - para homens, macacos, bodes, etc... Ora, se comemos banana, logo, ela não deveria ser um símbolo ofensivo, mas no contexto simbólico da humanidade, ela é. E se tornou isso por uma ignorância nossa que insiste em existir ainda no século 21: a nossa falta de noção evolutiva.
Quando Neymar diz "Somos todos macacos" e quando o jogador Daniel Alves come a banana que lhe foi jogada, fica clara uma mensagem importantíssima: somos todos primatas!
Claro que para um evolucionista, a frase 'somos todos macacos' está incorreta. Não somos macacos, mas evoluímos de um mesmo ancestral em comum. Mas a principio, somos todos primatas e dividimos cerca de 90% dos genes com nossos "primos" chimpanzés.
E mesmo assim, o que há de ofensivo em ser macaco? Esses são animais muito dignos! (se há algum ser vivo na Terra que seja indigno, eu diria que são os mosquitos, moscas e baratas).
Mas vamos pegar uma linha diferente de pensamento: o homo sapiens não é o topo da evolução.
Repito: o homo sapiens não é o topo da evolução.
Acreditar que somos o auge de um processo evolutivo é contar a nossa versão da história, que é parcial. É como ler a história da humanidade somente pela versão europeia (alô "descobrimento" do Brasil!).
Nós, na verdade, somos uma linha evolutiva, sem "bom" ou "mal, "melhor" ou "pior". Essas noções qualitativas não fazem sentido para a Natureza.
E até mesmo na ala humana da evolução, não somos homo sapiens "puros". Pesquisas recentes comprovam que somos os vira-latas da evolução. Somos a mistura entre, no mínimo, 3 tipos de hominídeos: sapiens, neandertais e denisovanos.
Sabe o cão "de raça" e o vira-lata? Somos o vira-lata!
Éramos apenas hominídeos promíscuos se misturando por aí. Ser branco ou negro só demostrava quanta melanina precisávamos para viver naquela determinada região do planeta. Porém, a história da humanidade produziu o racismo. Que nada mais é que o não-reconhecimento de que somos todos farinha do mesmo saco! Ignorância histórica e social.
Se estudássemos mais a história do universo, como a poeira estrelar nos formou, como saímos dos mares e rastejamos pelas terras até criarmos pernas, como nos equilibramos sobre estas duas pernas e quanto o universo é indiferente em relação a nossa presença, entenderíamos o quão insignificante é a cor da nossa pele.
Como o jogador de futebol Tinga comentou, o racismo é fruto da falta de educação de qualidade. Concordo plenamente!
Parabéns, ao Tinga, Neymar, Daniel Alves e todos os que se engajaram nessa campanha contra o racismo.
E que que essa campanha leve o debate à ação, provocando reais mudanças sociais.

Bóra comer uma banana?!
Abraços a todos!

Um comentário: